Fosfatagem do Solo (DM Fós + S)

Conheça um pouco mais sobre Fosfatagem do Solo (DM Fós + S)

O fósforo é um dos três macros nutrientes primários exigidos pelas plantas. A planta absorve fósforo em pequenas quantidades, mas devido aos problemas de fixação que ocorrem, principalmente, em solos ácidos, as recomendações de fósforo são maiores que nitrogênio e potássio. Do fósforo total aplicado no solo, apenas 20 a 30% são aproveitados pelas plantas. O fósforo é indispensável para o crescimento e produção dos vegetais. Na planta, o fósforo é muito móvel. Em caso de deficiência, o fósforo move-se dos tecidos velhos para os mais novos. A maturação precoce e a qualidade dos grãos e frutos dependem de um bom suprimento de fósforo, repondo as necessidades apontadas na análise do solo. O fósforo, nas plantas jovens, é importante para o crescimento rápido do sistema radicular. Por isto, recomenda-se um suprimento adequado de fósforo no momento que as sementes começam a germinar. Como os solos do Brasil, em geral, é deficiente de fósforo, a fosfatagem é prática indispensável para elevar os níveis do nutriente.

Dicas para Fazer Fosfatagem

O fósforo é considerado o nutriente que dá a maior limitação nutricional na agricultura tropical, como no Brasil.
Isso porque nossos solos contam com pouco fósforo e, ao aplicar no solo, temos baixa eficiência de aproveitamento pelas plantas.
Estima-se que apenas 15 a 25% do fósforo aplicado é aproveitado pela lavoura.
Fosfatagem é a técnica de correção de fósforo do solo com aplicação via fertilizantes minerais, sendo os mesmos incorporados ou não no perfil do solo.
Essa é uma prática que tem como objetivo a elevação da disponibilidade de fósforo do solo para níveis adequados.

Cálculo da Fosfatagem

Para começar o cálculo temos que ter em mente que para aumentar 1mg/dm³ de P precisamos colocar no solo, em média, 10 Kg/ha de P2O5. Dentro desse contexto e considerando os diferentes solos do Brasil temos alguns métodos e recomendações de fosfatagem.

Recomendação de Fosfatagem por Vitti e Mazza

Os autores Vitti e Mazza fizeram uma recomendação de fosfatagem para quando a análise de solo para quantificação de fósforo for por resina. Assim, eles recomendam a fosfatagem quando:
CTC menor que 60 mmolc/dm³ (6 cmolc/dm-3)
Argila menor que 30% e P resina menor ou igual 15 mg/dm3, sendo indicada a adição de 5 kg de P2O5 a cada 1% de argila.

Importância do Fósforo na Planta

O fósforo atua no armazenamento e fornecimento de energia, além de fazer parte da fotossíntese e respiração.
Esse nutriente ainda estimula o crescimento da planta, estimulando também a nodulação de raízes e eficiência da fixação biológica de nitrogênio no caso de leguminosas.
Ao contrário do que ocorre no solo, na planta o fósforo é muito móvel.
É por isso que em caso de deficiência o fósforo move-se dos tecidos velhos para os mais novos, sendo a deficiência visualizada nas folhas mais velhas das plantas.