Quais são os tipos de agregados?
Os agregados costumam ser materiais minerais granulares. Eles são usados para concretos e podem ser britas, cascalhos, areias ou produtos industriais, por exemplo.
A vantagem dos agregados é a quantidade de opções e a disponibilidade do material.
Porém ainda assim é importante certificar-se da qualidade do material adquirido. Existem especificações da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) que definem padrões de qualidade para os agregados, sejam eles naturais ou não.
É fundamental, por exemplo, que o agregado apresente grãos minerais resistentes para que a qualidade do cimento/concreto seja mantida. Fora isso é importante verificar se agregados não estão contaminados por outros resíduos.
Influência dos Agregados na Construção Civil
Escolher um agregado ruim poderá trazer consequências drásticas para o seu projeto. Logo, a opção mais barata nem sem é compensatória.
Isso porque algumas economias podem acabar voltando contra você. Uma vez que você usa um agregado de baixa qualidade, poderá necessitar de maior quantidade de outros produtos. Por sua vez esses outros produtos podem ter custo mais alto.
Além disso, agregados com baixa qualidade, britas que não seguem os padrões da ABNT, podem afetar a resistência do concreto e sua durabilidade.
Então, pesquise bem e faça o cálculo da previsibilidade de seus custos financeiros e projete a quantidade de material a ser utilizado.